STF quer relatórios de sites sobre financiamento de páginas bolsonaristas

5 meses atrás 128

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que redes sociais forneçam relatórios sobre ações de monetização de páginas que apoiam atos antidemocráticos. A ideia é saber se publicações investigadas por estímulo a ações contrárias à Suprema Corte, ao Congresso Nacional e à democracia estão sendo sistematicamente financiadas.

A determinação do ministro atinge Facebook, YouTube e Instagram. Moraes também determinou a quebra de sigilo bancário de dez deputados federais e um senador, com o mesmo objetivo: apurar se existe um esquema de financiamento destes atos. As páginas listadas fariam, segundo as investigações, apologia aos ataques democráticos e poderiam ser enquadradas na Lei de Segurança Nacional.

As diligências fazem parte da Operação Lume, deflagrada nesta terça-feira (16/06) como parte do inquérito que investiga notícias falsas e ameaças a ministros da STF. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

Foram alvos empresários, blogueiros e youtubers e o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), um dos que tiveram seus sigilos bancários quebrados pelo ministro.

Os atingidos

Segundo o jornal O Globo, ao Facebook o ministro Alexandre de Moraes ordenou o fornecimento de informações da monetização das páginas Terça Livre (de Allan dos Santos), Folha Política, Foco do Brasil, Alberto Silva, Roberto Boni (que faz cover de Roberto Carlos), Ravox Brasil, Oswaldo Eustáquio, Sara Winter, Camila Abdo Calvo, Marcelo Razão, Vlog do Lisboa e Nação Patriota.

O Instagram terá que informar detalhes sobre o financiamento das páginas Alberto Silva BR, Terça Livre, Foco do Brasil, Nação Patriota Ofic, Ravox Brasil, Eustáquio Oswaldo, Sara Winter, Folha do Brasil, Vlog do Lisboa, Dr Frazão Marcelo e Camila Abdo.

E, ao YouTube, caberá revelar dados financeiros sobre Terça Livre, Vlog do Lisboa, Universo, Nação Patriota, Folha Política, Foco do Brasil, O Giro de Notícias, Ravox Brasil, Oswaldo Eustáquio, Sara Winter, TV Direita News, Direto aos Fatos e Emerson Teixeira.

0

O post STF quer relatórios de sites sobre financiamento de páginas bolsonaristas apareceu primeiro em Metrópoles.

Ler todo o artigo